Dia do Colégio: Mensagem da Dra. Joana Vieira

O nosso 51º Aniversário

No dia em que assinalamos a data de 5 de maio, o Dia do Colégio, este ano vivido em tempos de pandemia e de confinamento, com a nossa escola vazia de alunos e professores, perguntamos onde está o Colégio de Lamas.

Onde está essa comunidade educativa com um tão rico património histórico e de valores, com um tão forte sentido de identidade e de missão?

A resposta vem-nos à memória e ouvimos o nosso saudoso fundador, Dr. António Joaquim Vieira, dizer, como dizia sempre nas comemorações do dia 5 de maio, que o Colégio são os seus alunos e que ele está onde eles estiverem.

O Colégio não é um edifício, recursos, equipamentos, serviços.

O Colégio é uma comunidade composta por pessoas, por isso ele tem existência sempre que alunos, professores e colaboradores partilhem essa casa comum, numa interação de confiança, de proximidade e de fraternidade.

O Colégio é uma comunidade de aprendizagem de vida, é o território para onde os nossos pés nos conduzem e onde o nosso coração encontra aconchego e segurança.

Mesmo quando o silêncio e a distância, como agora, parecem mudar a nossa imagem do mundo, a verdade é que a alma do Colégio perdura, está viva e presente e os laços que nos unem nesta comunidade são tangíveis e fortes.

Agora que estamos longe é o momento de perceber quanto estamos perto!

É o momento de exprimirmos a nossa gratidão por esta casa tão nossa e por tudo o que representa para cada um de nós.

Este é o momento de olhar as estrelas, de reforçar a nossa experiência comunitária para enfrentarmos os desafios que nos esperam, porque temos um futuro!

Este é o momento de caminhar juntos, redescobrindo o significado profundo da palavra Colégio, a casa à qual voltaremos, um lugar de conhecimento, de comunhão e de felicidade.

Joana Vieira

Diretora do Colégio de Lamas