Dada a impossibilidade de convidarmos os pais e famílias das nossas crianças da educação pré-escolar para virem ao Colégio conhecer aquilo que aqui fazemos, é com muita satisfação que partilhamos o vídeo “Um dia no Colégio de Lamas”, que preparamos com os três grupos e as suas educadoras.
Neste vídeo, damos a conhecer as dinâmicas pedagógicas colaborativas e criativas da nossa escola, na perspetiva da aprendizagem por projetos e do aprender a aprender.
Crianças plenamente acolhidas, felizes e atentas aos desafios do mundo que as rodeia, é assim que queremos que os nossos pequenos alunos vivam a sua escola.
Neste Natal, desejamos que a estrela luminosa do nascimento ilumine as nossas casas, renovando a alegria, a esperança e a bondade e fortalecendo a nossa vontade de transformar o futuro.
A impossibilidade de convidar as famílias dos alunos do 1.º ciclo para uma visita, levou-nos a preparar o vídeo “Um dia no Colégio de Lamas”, onde são apresentadas as dinâmicas pedagógicas colaborativas e criativas da nossa escola, na perspetiva da aprendizagem por projetos, em que os recursos digitais, como o iPad, estão presentes para desenvolvimento de competências e suporte a aprendizagens significativas. Crianças plenamente acolhidas, felizes e atentas aos desafios do mundo, é assim que queremos que os nossos pequenos alunos vivam a sua escola.
O Colégio de Lamas voltou a ser distinguido a nível nacional na iniciativa ‘ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA’. Foram oito os projetos da disciplina de EMRC.IN levados a cabo no ano letivo 2019-2020 e que mereceram destaque na divulgação pública que teve lugar no dia 04 de novembro.
Eis:
- Blogue CoolLAMAS’MUR@L
- Sessões de Interioridade – ‘Ir para fora cá dentro!’
- Projeto ‘Fé, Esperança e Amor’ - Em tempos de Pandemia
- Projeto Guarda-chuva/sol da Vida
- Semana dos Afetos – ‘Só se vê bem com o Coração’
- Caminho de Santiago - ‘(N) O CAMINHO… transforma (-te)!
- Projeto ‘Amigos dos Doentes’ - Voluntariado no Hospital de São Sebastião
- Projeto ‘Contos da Arca de Noé’
Os nossos alunos estão de parabéns, mais uma vez, por responderem de forma tão entusiástica às iniciativas, projetos e desafios que os professores constantemente lhes lançam e que visam a sua formação integral que se constitui como uma base essencial do Projeto Educativo do Colégio de Lamas.
A ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da Editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz dos alunos no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
Procura-se, desta forma, distinguir as Escolas onde as comunidades educativas, alunos, professores, auxiliares e pais, se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar.
A ideia é partilhar com os agentes educativos de todo o país e a sociedade em geral as ideias excecionais que se destacam e que, nas respetivas escolas, têm proporcionado a crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.
Apesar da Pandemia e de ano atípico que vivemos, o desafio foi de novo lançado e, mais do que nunca, as escolas tiveram de se reinventar para recriar a escola e foram evidentes a criatividade, o altruísmo e o empenho sem medidas.
A 3ª edição da Escola Amiga contou com o maior número de candidaturas de sempre: 3800 candidaturas mostraram que a escola está e é lá para os alunos e família. Cada selo é sinal de que nas escolas distinguidas o coração está na base das aprendizagens e do crescimento. Cada selo é sinal de que a escola vai além dos seus muros.
Por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e da Semana Nacional da Educação Cristã (18-25 de outubro), os professores de EPS, EMRC/Interioridade e Cidadania e Desenvolvimento desafiaram os alunos para a Campanha de Solidariedade ‘Mercadinho 2020’. Em tempos de Pandemia, a pobreza aumentou e o Fórum Social de Santa Maria de Lamas pediu-nos a nossa colaboração para juntos ajudarmos algumas famílias que estão a passar por mais dificuldades.
Foi uma forma concreta de viver o lema anual das disciplinas ‘Uma Só Família na Aldeia Global’, através da consciencialização para a Responsabilidade Social.
O Mercadinho é um projeto do Fórum Social de Santa Maria de Lamas que garante o essencial em termos de bens alimentares e produtos de higiene e limpeza a quem mais precisa e está identificado oficialmente pelas instituições de Santa Maria de Lamas.
O convite foi o da partilha de um bem alimentar, num gesto concreto de altruísmo em favor das famílias mais carenciadas da freguesia onde se localiza o nosso Colégio.
O Mercadinho pediu-nos que privilegiássemos alguns produtos que estavam em falta. Assim, procedemos à seguinte distribuição: 1ºano: Bolachas; 2ºano: Farinha/Cereais; 3ºano: Atum/Sardinha Conserva; 4ºano: Salsichas; 5ºano: Polpa de Tomate/Sal; 6ºano: Arroz; 7ºano: Feijão/ Grão-de-bico; 8ºano: Açúcar; 9ºano: Óleo
10ºano: Leite; 11ºano: Azeite; 12ºano: Massas.
Na semana de 12 a 16 de outubro procedemos à divulgação e sensibilização da campanha em todas as turmas do 1º ao 12ºano, e, na semana seguinte, recolheram-se as ofertas da comunidade colegial nas aulas das disciplinas organizadoras. No dia 28 de outubro, os alunos do 8ºB, em nome de todos os alunos do Colégio, entregaram todos os donativos às responsáveis do Fórum Social de Santa Maria de Lamas. A comunidade colegial, como habitualmente, foi muito generosa, tendo sido possível entregar 35 caixotes de produtos.
Muito obrigado às famílias dos nossos alunos que quiseram partilhar um pouco de si, fazendo muito por quem mais precisa, acreditando que há mais felicidade quando se dá do que quando se recebe. Assim se ensina e aprende a solidariedade e a responsabilidade social. Fazer o bem é bom e faz bem.
O Colégio de Lamas deu mais um passo importante no âmbito da inovação pedagógica e da literacia digital ao adquirir 300 iPads, que se juntam aos 250 já existentes.
Este investimento tecnológico irá permitir que cada aluno do Colégio, do 1º ciclo ao secundário, disponha deste equipamento para uso individual na sala de aula e em casa.
A implementação do programa de utilização do iPad começou em 2016, decorrente da estratégia de modernização do ensino e da aprendizagem do Colégio de Lamas, que incluiu, na altura, a criação de dois novos níveis de ensino: a educação pré-escolar e o 1.º ciclo.
Em 2017, professores e alunos do 1º ciclo introduziram a tecnologia Apple no processo de ensino-aprendizagem. Face aos resultados positivos experienciados, em 2018 o programa estendeu-se aos alunos do 10º ano e em 2019 aos 11º e 12º anos.
Em 2019, o Colégio tornou-se na primeira escola a ter uma professora portuguesa com a distinção "Apple Distinguished Educator". Maria José Oliveira foi reconhecida pela Apple como especialista na integração da tecnologia no ambiente educativo e promotora da inovação na educação.
“A visão estratégica do Colégio de Lamas assenta num compromisso educativo com a inovação e com a escola do futuro. Nesse sentido, temos vindo a implementar práticas de renovação e melhoria constante, apostando em projetos pedagógicos que vão muito para além do modelo tradicional, sendo a utilização do Ipad disso exemplo. O Colégio de Lamas chega, assim, ao ano letivo 2020-2021 com os alunos de todos os níveis de ensino a utilizarem um recurso digital que, comprovamos ao longo destes três anos, ser essencial para redefinir as aprendizagens, explorar novas abordagens do conhecimento e desenvolver experiências criativas”, explica Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.
"Os nossos alunos estão mais confiantes, mais autónomos, mais responsáveis, mais criativos, mais competentes e mais comprometidos com o seu processo de aprendizagem”, acrescenta.
Joana Vieira recorda que na segunda metade do ano letivo anterior, marcada pelo ensino a distância imposto pela pandemia de covid-19, “o iPad foi uma ferramenta imprescindível para os alunos poderem continuar o seu processo de aprendizagem, em casa”. Destaca também que os resultados obtidos nos Exames Nacionais pelos alunos do 11.º ano - os melhores de sempre do Colégio - estão relacionados com a utilização intensiva deste equipamento, que apoiou os alunos no acompanhamento das aulas e na organização do estudo para as provas.
Maria José Oliveira, "Apple Distinguished Educator", defende: “Nenhum dispositivo, por si só, cria uma boa experiência de aprendizagem, porém acredito que o dispositivo certo facilita o trabalho dos professores e motiva os alunos para serem autores do seu próprio conhecimento. Todos, aqui, acreditamos que o iPad tem essa potencialidade”.